domingo, 30 de dezembro de 2007

Terence Mackenna - O Alimento dos Deuses (1990)

Este livro é um dos mais importantes documentos acerca da evolução das drogas no processo histórico humano. Em um excelente trabalho de pesquisa Mackenna especula e teoriza sobre o nascimento da consciência, cultura, linguagem e religião humana a partir de primeiras experiências extáticas com cogumelos em pradarias africanas no alto paleolítico, bem como, esmiuça eficientemente o porquê que certas substâncias no desdobramento evolutivo foram jogadas ao limbro enquanto outras são intensamente cultuadas. Das plantas psicodélicas à Televisão, Mackenna registra tudo de forma suscinta e fluente, e propõem a retomada de certas reflexões afim da renovação de valores, hábitos e comportamentos em prol da salvação do planeta e da reintegração do homem à natureza.

Infos:

PDF
Editora Nova Era
324 páginas


Link

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Brazil - 1984

Esta é sem dúvida a obra-prima da carreira de Terry Gilliam (até agora). Ele escreveu e dirigiu este filme que tem um enredo denso e espetacular. A estória se passa em um futuro nem um pouco utópico em meio a um cenário onírico de textura semi-gótica e mostra uma sociedade depressiva, infeliz, altamente alienada por burocracia. É lá onde vivi Sam Lowry, um tecnocrata frustrado que sonha poder voar para longe de todo o aparato tecnologico social e encontrar a mulher de seus sonhos, com quem pretende passar a eternidade. A narrativa é completamente dissonante e a sequencia de eventos pode ser uma armadilha para o telespectador, o que me leva a observar uma vêia Lynchiana, com cenas fantasiosas dos sonhos de Lowry que podem ser interpretadas de diferentes maneiras e personagens muito bem compostos que facilmente podem ser apontados em um ambiente real. Esta é simplesmente uma das obras mais psicodélicas que o cinema já viu, uma produção magistral e de dificil excecução e vale salientar: uma trilha sonora rica e brilhante - e aqui está a unica citação que pode haver ao Brasil, pois "Aquarela do Brasil" de Ary Barroso é uma das músicas da trilha. Qualquer semelhança com a sociedade descrita por Orwell em 1984 talvez não seja mera coincidência. Este é um filme de dificil digestão, por isso é mister, talvez, assisto-lo mais de uma vez, o que em nenhum aspecto será uma tarefa dificil.

Infos:

Brazil (1984 and 1/2)
DVD-Rip | AVI 640 x 352 (20:11) XviD | Audio: Dolby AC3, 48000 Hz, 192 Kbps | 717+716 Mb (1,44 Gb total)
Genre: Drama, Sci-Fi, Surreal | Studio: Embassy Int. Pictures | ASIN: B000G8NXZA | 1985 Year | Language: English
IMDB: 8.0/10 | Director: Terry Gilliam, Writers: Terry Gilliam and Tom Stoppard | 2h:22min

Actors: Jonathan Pryce, Robert De Niro, Katherine Helmond, Ian Holm, Bob Hoskins
Five mirrors: Rapidshare, Depositfiles, Uploading, Megaupload and Up.Spbland




Link

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Neuronium & Vangelis - A separate Affair (1996)


Este release é o resultado incólume de uma jam session promovida em um estúdio londrino no ano de 1981. O grupo espanhol Neuronium ( (Michel Huygen, Carlos Girao) estava em seus primeiros passos dentro da musica eletrônica, a época lançaram o extraordinário Digital Dreams. O grego Vangelis já dispunha de uma carreira consolidada na década anterior, compositor magistral responsável por um estilo musical único e inconfundível. Este disco consta de 3 faixas, sendo elas variações de uma mesma música mixadas posteriormente por Huygen. A sonoridade é incrível, a forma magistral como é conduzida me lembra um jazz bem arrojado, as teclas dos synths podem funcionar muito bem como metais: sax, trompete, trombone e tudo isso em uma ambientação "espacial" resultante do espetacular trabalho de timbres dos musicos frente aos synths (na época ainda analógicos). Alguns gostam de chamar isso de "New wave", mas é, entrementes, um epíteto que não me agrada. Ideal para quem é entusiasta de música eletrônica na vêia de Klaus Schulze e Tangerine Dream e pra quem já conhece a obra de Vangelis. Lisergia do começo ao fim.

Link

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Timothy Leary - Turne on, Turne in, Drop Out (1967)

Pra começar sirvo-lhes esta pérola lisérgica. A obra trata-se de uma viagem aos confins do universo chamado "psiquê" através de substâncias honoríficas e como guia o grande guru Timothy Leary. Várias colagens de texturas e rítmos, etereamente reverberizante. Ideal para se ouvir só quando se estiver com as chaves da percepção em mãos (ou na boca, embaixo da língua).